A Ello, rede social sem anúncios que promete não coletar dados dos usuários, é a febre do momento no mundo da tecnologia. Prova disso é que pessoas já estão até mesmo vendendo convites no eBay para entrar na rede social. Mas, para acessar gratuitamente, basta seguir as orientações mais abaixo.
Se a Ello busca ser uma alternativa ao Facebook, quais serão as principais diferenças entre as duas plataformas?
Anúncios
A primeira diferença, obviamente, é a ausência de publicidade. Na Ello não existem posts, links ou páginas patrocinadas, enquanto o Facebook é considerado a melhor rede social para exibição de anúncios. De acordo com os criadores da Ello, a monetização será feita apenas com a venda de recursos extras.
Design
Enquanto o Facebook possui inúmeras peculiaridades no design, a Ello segue uma linha mais minimalista e trabalha com as cores preto, branco e cinza. Sua página inicial divide-se em duas colunas: uma do lado esquerdo que mostra seus amigos e os "noises", pessoas ou páginas que você segue. Já a outra, do lado direito, exibe seu perfil e seus posts.
Além disso, ao clicar em um dos links na coluna do lado esquerdo, a nova página é aberta do lado direito, sem alterações no lado esquerdo. No Facebook, não há economia na programação e, a cada link selecionado, uma página totalmente nova é aberta.
Timeline
Há quem diga que a Ello lembra o Tumblr, porém, o serviço ganha pontos extras em comparação ao Facebook por ser menos poluído. Nela, o usuário visualiza somente os posts dos amigos e de quem ele escolheu seguir, inclusive em abas separadas.
GIFs
Um dos principais recursos adorados pelos adotantes da Ello é a possibilidade de inserir GIFs nos posts. No Facebook, a ferramenta também está disponível, contudo, as imagens animadas são exibidas automaticamente.
Para postar um GIF na Ello, basta clicar no balão de posts "Say Ello" e clicar no ícone de upload (dois quadrados sobrepostos). Procure pelo arquivo salvo no seu computador ou, se preferir, arraste e solte o GIF na página.
Chat
A Ello ainda não tem ferramenta de chat. Para enviar mensagens privadas, é preciso clicar na caixa preta com os dizeres "Say Ello...", iniciar a mensagem com os caracteres @@ antes do nome de contato e depois pressionar "Mensagem", logo abaixo da caixa de texto. No Facebook a comunicação é mais simples.
Foto de capa
Zuckerberg que perdoe a Ello, mas a foto de capa da nova rede social é maior que o dobro da do Facebook. Ao passar o mouse sobre a imagem, ela passa a ocupar a página inteira, com o tamanho de 1800 x 1013 pixels. Já a foto de capa do Facebook é de 851 x 351 pixels e para ser expandida, só clicando na imagem.
Emoticons
Outra função que desbanca o Facebook são os emoticons. Apesar da rede social azul possuir figurinhas no chat e exibir alguns emoticons de terceiros, a Ello ganha pontos extras ao permitir publicar qualquer um dos ícones do teclado Emoji.
Para isso, basta digitar o nome do emoji com dois pontos antes e depois. A lista completa dos nomes você encontra neste link.
Notificações
Se você adora o barulho do som de notificação ou números pulando na sua tela, não terá a mesma emoção com a Ello. Por enquanto, a rede social notifica o usuário apenas por e-mail, seja para um novo amigo, seguidor, comentário ou menção. É possível desabilitar as notificações na aba "configurações".
Apps
Outro ponto negativo na Ello é a ausência de aplicativos mobile. Segundo a rede social, versões para Android e iOS devem chegar em breve, porém, até lá, é preciso acessar unicamente pelo desktop ou na versão móvel, que ainda deixa a desejar.
Enquanto isso, o Facebook já possui aplicativo para os mais diversos sistemas operacionais: Android, iOS, Firefox OS, Symbian, BlackBerry, Windows Phone...
Interações nos posts
Se você adora dar um "pitaco" na vida alheia, não encontrará tantas interações na Ello. O usuário só pode comentar em posts e fotos enquanto um botão similar ao "curtir" não chega. A rede social afirma que ele se chamará "love".
No entanto, a Ello mostra quantas pessoas visualizaram uma publicação, algo que no Facebook só está disponível para vídeos próprios e fanpages.
Vídeos
Falando em vídeos, o compartilhamento de vídeos na Ello ainda é só um plano futuro. Se você gosta de postar esse tipo de conteúdo, terá que esperar pela chegada da ferramenta ou então usar o Facebook. Além do YouTube e Vimeo, a Ello afirma que será possível publicar Vines e vídeos do Instagram.
Convite para a rede social Ello é vendido por até R$ 368
A Ello, nova rede social sem anúncios que tem causado burburinho no cenário tecnológico, já virou objeto de desejo de usuários. Isso porque para participar, é preciso obter um convite de quem já está no serviço. Com isso, pessoas que tinham convites sobrando resolveram vendê-los no eBay.
Fazendo uma rápida busca no site de e-commerce e leilão, convites por e-mail começam a ser oferecidos por R$ 0,20 e chegam a té mesmo a R$ 368. Em alguns anúncios, a promessa é de que o convite é enviado em até uma hora após o pedido.
Com o episódio, a Ello resolveu se pronunciar no início da semana e disse que a venda de convites é algo "bizarro". "É um tanto bizarro que pessoas estejam vendendo convites no eBay... Nós não sabemos de onde os convites que estão sendo vendidos no eBay estão vindo, mas as pessoas não devem se preocupar em comprar", disse Rachel Fukaya, porta-voz da Ello, em e-mail enviado ao site Motherboard.
Fukaya ainda disse que se as pessoas desejam um convite e não conseguiram por amigos, podem esperar pelo método convencional. "Se você se inscrever em nossa página, você vai, eventualmente, obter um convite", garantiu.
Se você não aguenta esperar por essa data, pode recorrer ainda ao Ello Invite, site que tem distribuido convites para a rede social.
Nenhum comentário :